2017 foi um ano de intensas atividades, crescimento, e o de maior representatividade para o Ética Saúde

21/12/2017

O Instituto Ética Saúde termina 2017 comemorando a sua consolidação como a entidade mais representativa do setor saúde, na promoção de uma cultura ética empresarial para ambientes de concorrência mais justos e transparentes. 

 

O Instituto Ética Saúde termina 2017 comemorando a sua consolidação como a entidade mais representativa do setor saúde, na promoção de uma cultura ética empresarial para ambientes de concorrência mais justos e transparentes. 

Para chegar a esse estágio, desde a sua criação em 2015, o  Ética Saúde  tem  se determinado  a firmar acordos de cooperação e parcerias  com órgãos de controle, para o encaminhamento  de denúncias coletadas em seu Canal de Denúncias.

Somente neste ano, foram firmados novos acordos com:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA que prevê atuação conjunta para promover e divulgar estudos e iniciativas de sensibilização, educação e reforço da cultura da ética e do compliance no setor saúde.

Tribunal de Contas da União – TCU que irá promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações, visando subsidiar a execução de trabalhos técnicos do Tribunal, bem como a realização de atividades complementares de interesse comum.

Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE que estabelece mecanismos que permitam o intercâmbio de dados e informações, além da promoção recíproca de projetos de capacitação profissional.

O Conselho de Ética do Instituto Ética Saúde aplicou mais 13 sanções às empresas associadas acusadas de desvios de condutas éticas no mercado de Dispositivos Médicos Implantáveis somente em novembro. Ao todo, 28 sanções já foram efetivadas, sendo 10  recomendações e  18 advertências. 

 

Representatividade internacional

A importância do Ética Saúde também já está atravessando os limites do território brasileiro e o IES passou a ter representatividade internacional ao ser signatário da Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Dispositivos Médicos. A cerimônia de assinatura e lançamento foi em Bogotá, na Colômbia, no começo do ano.

Na mesma ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, e o presidente do Conselho de Ética, o subprocurador da República, Antônio Fonseca, participaram do Congresso Latino Americano de Compliance 2017, promovido pela Associação de Tecnologia Médica Avançada – AdvaMed – e pela ANDI – Câmara de Dispositivos Médicos e Insumos para a Saúde (Colômbia)

O Instituto Ética Saúde foi um dos participantes do encontro da Coalizão Interamericana para a Ética na Saúde, em São José, na Califórnia, EUA, em setembro. O alinhamento de Códigos de Conduta Mundiais, a aproximação com órgãos governamentais, a avaliação de casos de sucesso nas associações ligadas ao setor de saúde e o compartilhamento de informações, entre os países que integram o grupo, foram os principais temas abordados. 

 

Eventos

Intensas atividades marcaram o ano de 2017, com participações da Diretoria do IES em diversos eventos:

11º Encontro Anual de OPME/DMI, em São Paulo/SP

Fórum de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, em Florianópolis/SC

4º Fórum Saúde no Brasil: Transparência e Prevenção promovido pelo Jornal Folha de São Paulo/SP

Summit Saúde Brasil 2017, realizado pelo O Estado de São Paulo/SP

15º Encontro de Líderes, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, em Foz do Iguaçu/PR

26º Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - Fehosp em Atibaia/SP

Hospitalar 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP

Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI, em Natal/RN

13º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – SOBECC, realizado em São Paulo/SP

Brasil 2018: Ética e Compliance na Saúde, em São Paulo/SP

 

Associados

Desde o início da formação do Conselho Consultivo do IES, entidades ligadas ao segmento hospitalar já participavam das discussões do Ética Saúde. Neste ano, quatro importantes hospitais se associaram ao Instituto:

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo/SP

Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Fundação São Francisco Xavier - Ipatinga/MG

Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano - Pedro Leopoldo/MG

 

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo do Ética Sáude teve também a ampliação de sua representatividade com a chegada de algumas das maiores sociedades de especialidade do país: a Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.  

 

Novo Diretor Executivo

Em novembro, Carlos Eduardo Gouvêa foi contratado como Diretor Executivo do Instituto Ética Saúde. Gouvêa, que atua há 22 anos como executivo e empresário na área de produtos para saúde, diagnósticos in vitro e alimentos para fins especiais, no Brasil e América Latina também é  vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais – ABIAD, presidente Executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL e um dos fundadores da Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico – ALADDIV.

 

Galeria de Fotos