Moinhos de Vento é o mais novo associado do Ética Saúde

30/01/2018

Instituição gaúcha se junta a um grupo cada vez maior de hospitais dentro do Instituto

O Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre/RS acaba de se associar ao Instituto Ética Saúde - IES. Fundada em 1927, a instituição é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul e do país, sendo o segundo hospital a ser acreditado no Brasil pela Joint Commission International e também reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do país, sendo o único na região Sul.

O Moinhos de Vento passa a fazer parte de um grupo de hospitais vinculados ao Instituto Ética Saúde, que conta também com o Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo/SP, a Fundação São Francisco Xavier de Ipatinga/MG, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – UNDSH de Pedro Leopoldo/MG, entre os associados. No Conselho Consultivo a representatividade hospitalar também é significativa e fazem parte a Associação Nacional dos Hospitais Privados - Anahp - e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - Fehosp.

“A relevância do Ética Saúde está em ter representantes de todos os segmentos do setor de saúde no Brasil. O ingresso de hospitais de excelência cria um movimento que trará para o Instituto muitas outras instituições", afirma o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório. Ele completa lembrando que está empenhado em tornar o IES o mais abrangente possível. "Precisamos intensificar a discussão ética sobre o financiamento da saúde e a justa remuneração, sem as distorções vistas num passado recente", diz Libório.

O grupo de hospitais tem auxiliado o Instituto Ética Saúde a fazer um mapeamento de riscos do segmento para propor a criação de regras específicas de compliance para os hospitais. "Só assim aprofundaremos os debates setoriais para chegar num ambiente mais transparente", conclui o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ética Saúde.

Galeria de Fotos