IES se reúne com o Corregedor-Geral da União e apresenta proposta de Acordo de Cooperação

03/05/2018

Esta foi a segunda reunião com a CGU em um mês. Parceria aproximará o Brasil das cadeias globais de fornecimento

 


O diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, e a assessora de Relações Governamentais, Heloisa Bessa, se reuniram com o alto escalão do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, no dia 19 de abril, em Brasília, para discutir uma agenda comum com a CGU dentro do escopo do Acordo de Cooperação com o Instituto, a ser firmado em breve.

Participaram o Corregedor-Geral da União, Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega; a Coordenadora-Geral de Responsabilização de Entes Privados, Aline Cavalcante; o Coordenador-Geral de Planejamento e de Ações Correcionais, Armando Nardi Neto; a Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Claudia Taya; e a Coordenadora-Geral de Integridade, Renata Alves de Figueiredo.

Este foi um avanço nos entendimentos entre IES e CGU. No dia 22 de março o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório; Carlos Eduardo Gouvêa; Heloísa Bessa; e o advogado do escritório Correia da Silva Advogados, que assessora o IES, Rodrigo A. Correia da Silva iniciaram as conversas com a diretoria da Controladoria.

            No segundo encontro, Gouvêa apresentou ao Corregedor-Geral da União, Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega o histórico e a expansão dos trabalhos do IES; ressaltou a diversidade dentro da cadeia de serviços de saúde que o Instituto atualmente engloba; explicou como as denúncias são recebidas, tratadas internamente e a forma de encaminhamento às autoridades competentes; e destacou os acordos de cooperação já firmados com outras entidades governamentais.

Tendo em vista que a CGU é um órgão da Presidência da República com atuação internacional, Carlos Eduardo Gouvêa ressaltou ainda os diversos convites que o IES recebeu para participar de eventos na Europa e Estados Unidos este ano, para apresentar a experiência brasileira na área. E, a pedido do Corregedor-Geral da União, o IES incluirá na apresentação que será feita em evento global de Compliance, em Paris, nas próximas semanas, informações sobre uma parceria para combater o suborno transnacional que o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União tem como compromisso junto à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE.

            A minuta do Termo de Cooperação será agora analisada internamente pela CGU e apresentada ao ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, para que seja agendada a data da assinatura.