Programa QualIES é apresentado na Hospitalar

25/05/2018

Projeto está previsto para ter início no segundo semestre de 2018

 


O diretor executivo do Instituto Ética Saúde - IES, Carlos Eduardo Gouvêa, apresentou na 25º Edição da Hospitalar, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de maio, em São Paulo, o QualIES. O QualIES é um Programa de Qualificação que credencia empresas altamente especializadas e capacitadas para a criação, implementação e manutenção de programas/sistemas de Compliance efetivos nas associadas do IES. A palestra foi no estande da ABRAIDI - Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde.

“O QualIES está estruturado em três eixos: monitoramento, sensibilização e qualificação; e vai garantir que os requisitos mínimos para a prevenção mais efetiva dos desvios de conduta sejam atendidos, sem a necessidade daquele número infinito de auditorias”, explicou Gouvêa. Ele frisou que a certificação terá reconhecimento internacional, uma vez que as maiores consultorias internacionais participam do projeto.

Carlos Eduardo Gouvêa ressaltou ainda que o desenho e implementação de programas robustos e efetivos de Compliance demandam entendimento profundo do mapa de riscos de cada empresa e interação intensa para dimensionamento, estabelecimento de parâmetros, processos e governança. “Como muitas das associadas do IES vêm empreendendo esforços para implantar seus sistemas de Compliance, mas estão encontrando dificuldades, o IES desenvolveu o QualIES para oferecer a elas empresas altamente especializadas e capacitadas, inclusive nas  Instruções Normativas e conceitos do Instituto, para que possam prestar o serviço de forma eficaz, precisa e a menor custo”, disse.

O escopo do trabalho prevê a análise de Gestão; Políticas e Procedimentos; Treinamento; Canal de Denúncia; Monitoramento e Auditoria; Terceiros/Parceiros de Negócios; e Contabilidade e Teste de Transação das associadas. Os critérios de avaliação de maturidade de sistemas de integridade terão como base cada um dos itens mencionados na Instrução Normativa Nº 02 - Capítulo III - efetividade do Programa de Integridade – Artigos 4º, 5º e 6º. O Rating vai de 1 a 5, sendo 1 o Rating Mínimo e 5 o Rating Máximo (efetividade total do programa).

Galeria de Fotos