Instituto Ética Saúde anuncia a FEHOESP como nova parceira, durante 8ª Reunião do Conselho Consultivo

12/09/2018

Encontros com o CADE e TCU e lançamento do QualIES são algumas das novidades para o 4º trimestre

A 8ª Reunião do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde aconteceu no dia 12 de setembro, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), em São Paulo. Na abertura, o anfitrião e presidente executivo da ABIMED, Carlos Goulart, reforçou a importância do trabalho do IES diante do atual cenário político no País. 
Em seguida, o diretor executivo do Instituto, Carlos Eduardo Gouvêa, apresentou a Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) como nova integrante do Conselho Consultivo. Conforme enfatizou o diretor financeiro da entidade, Luiz Fernando Ferrari, “vamos disseminar a cultura da ética e os trabalhos feitos pelo Ética Saúde para os nossos representados, que somam mais de 55 mil entidades de saúde no Estado de SP, entre eles 900 hospitais e 2 mil laboratórios”.
“O objetivo do IES é trazer toda a cadeia de valor da Saúde para dentro do Instituto. Nesse processo, cada setor vai mapear os riscos respectivos, para atuar de forma preventiva e corretiva e buscar uma transformação de todo o segmento de saúde”, afirmou Gouvêa. Em seguida, complementou: “Para isso são necessárias alianças estratégicas com outras organizações que trabalham no combate a corrupção. Neste sentido, temos o prazer de comunicar que assinamos um Acordo de Cooperação com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC). Desta parceria deve resultar uma grande campanha nacional de sensibilização denominada “Ética não é Moda. Ética são Modos’”. O diretor executivo adiantou ainda que o Instituto busca parceria também com o projeto ‘Unidos Contra a Corrupção’, liderado pelo procurador da República Deltan Dallagnol. 
 
Agenda positiva
As atividades Internacionais do IES também foram destaque na reunião. Carlos Eduardo Gouvêa citou a realização do primeiro webinar com os associados da entidade americana de dispositivos médicos Medical Device Manufacturers Association (MDMA), que atua em paralelo à Advamed nos EUA. A webconferência será feita na primeira semana de outubro.
O diretor executivo citou ainda a bem sucedida participação do IES no Fórum de Ética nos Negócios 2018 para PMEs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em julho passado, no Japão.
No Brasil, o Instituto Ética Saúde participou, nos últimos dois meses, da 11º Edição do Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde – SOBECC; do 2º Congresso Pacto Pelo Brasil; do 1º Congresso Brasileiro de Gestores Executivos, Colaboradores e Voluntários de Associações – Cogea; da reunião do Grupo de Trabalho de Assuntos Regulatórios da Câmara Brasil-Alemanha.
Além dessas, merece destaque a reunião da Estratégia Nacional Contra a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), realizada em Brasília, onde foram apresentadas e discutidas propostas de alteração normativa, a fim de criminalizar a corrupção privada e de punições não restritas ao âmbito criminal. 
 
Encontros com o CADE e TCU
O Ética Saúde iniciou em setembro uma série de encontros com os órgãos governamentais que firmaram acordo de cooperação com o Instituto. “O grande objetivo é o entendimento mútuo, para avançarmos em prevenção e educação”, ressaltou o presidente do IES, Gláucio Pegurin Libório. 
O primeiro encontro foi com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no dia 14 de setembro, na capital paulista. A segunda reunião será com o Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 26 de outubro, também em São Paulo. 
 
 Monitoramento e Educação
O Instituto Ética Saúde vai lançar, até o final do ano, o Programa QualIES, que será uma ferramenta disponível aos associados para avaliar os seus sistemas de integridade e contribuir para a estruturação de uma área de compliance robusta e efetiva dentro do segmento de Produtos para Saúde. 
O IES também apoia o programa “Compliance em Ação”, em execução na ABRAIDI. 
 
Normativas do Ética Saúde para Hospitais
Os hospitais membro do IES: Hospital Albert Einstein (SP), Fundação São Francisco Xavier (MG), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH (SP), e Hospital Moinhos de Vento (RS) estão elaborando um mapa de risco da atividade hospitalar, que resultará na criação nas Instruções Normativas (IN) de Compliance deste segmento. “Quanto mais hospitais entrarem no IES em tempo de contribuir, mais rico fica o mapa”, frisou Gláucio Pegurin Libório. 
 
Diretrizes de prática clínica para Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, integrante do Conselho Consultivo, entregou ao Instituto Ética Saúde os Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais. A publicação teve a colaboração dos mais conceituados especialistas Buco-Maxilo-Faciais do Brasil e define os parâmetros básicos para aplicação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME. 
“O trabalho é resultado de uma extensa pesquisa e as mais recentes evidências científicas nacionais e internacionais. É o documento oficial para profissional orientar-se sobre a necessidade ou não de uma determinada OPME”, afirmou o presidente do CBCTBMF,  Dr. José Rodrigues Laureano Filho.
 
Conselho Consultivo
Compõem o Conselho Consultivo do IES o Instituto Ethos; a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI; a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS; Associação Brasileira de Auditores em Saúde – AUDIF; Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED; Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO; Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica – ABRAMED; Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL; Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP; Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP; Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo – FEHOESP; Associação Médica Brasileira – AMB; Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI; Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – SBCCV; Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – SOBECC; a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial – SBPC/ML; e o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial – CBCTBMF.
 

Galeria de Fotos