Instituto Ética Saúde: ainda mais representativo e consolidado

12/12/2018
IES já conta com 20 parceiros no Conselho Consultivo e 05 Acordos de Cooperação firmados. Em um ano, Conselho de Ética aplicou  44 advertências e  11 recomendações
 

O Instituto Ética Saúde fecha 2018 com números impressionantes. Ao todo foram 52 eventos ao longo do ano, sendo 48 nacionais e 04 internacionais. O Conselho Consultivo se tornou ainda mais representativo, com a entrada de 05 novos parceiros. Na área de Diagnósticos, passaram a integrar o IES a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), além da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). A Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) representa a Enfermagem. Na Odontologia, o IES comemorou a entrada do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF). E os Hospitais passaram a ser representados também pela Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) e pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS).
“A diversidade desse grupo é essencial para buscarmos uma convergência coletiva. Já são 20 representantes da indústria da saúde e de entidades médicas, trabalhando em conjunto pela transparência e concorrência leal do setor”, afirma o presidente do Conselho de Administração do IES, Gláucio Pegurin Libório. O Instituto trabalha agora para que a indústria farmacêutica passe a integrar o Conselho, em um futuro próximo. “Vamos insistir na importância da adesão dos Planos de Saúde ao projeto, só assim teremos todos os players do setor dialogando e buscando soluções conjuntas para a sustentabilidade do negócio, principalmente, para a segurança do paciente”. 
Em 2018, também houve avanços importantes junto aos hospitais. O Grupo de Trabalho dos Hospitais já está elaborando um mapa de risco único para a atividade hospitalar, que servirá de referência para a criação do módulo de Instruções Normativas (IN) de compliance deste segmento, que tem uma estrutura bastante complexa e abrangente.  
 
Entendimento mútuo, prevenção e educação
No segundo semestre, o IES iniciou uma série de encontros com os órgãos de fiscalização e controle do governo brasileiro com quem tem acordos de cooperação. Nos encontros com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (14/09) e com o Tribunal de Contas da União (26/10), os associados e integrantes do Conselho Consultivo conheceram mais profundamente as área de atuação e fiscalização do CADE e TCU, que, por sua vez, também tiveram oportunidade de entender melhor a área da Saúde e suas particularidades. “Para 2019, vamos ampliar este tipo de evento”, promete Libório.
Outro importante Acordo de Cooperação foi firmado com Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), no mês de setembro, com o objetivo de ampliar a promoção de palestras, estudos conjuntos, publicações e campanhas voltadas ao fomento da transparência, combate à corrupção e condutas ilícitas. A primeira grande campanha nacional de sensibilização será a ‘Ética não é Moda. Ética são Modos’. 
 
Canal de Denúncias
De janeiro a novembro, o Conselho de Ética do IES aplicou 44 advertências e 11 recomendações. “A cada ano de existência, amadurece a política de consequências do Instituto Ética Saúde. Fazer o que é certo é mais do que um obséquio ao paciente, é uma missão da organização consciente. Esta é uma lição para ser aprendida e sempre praticada. Pois em matéria de Integridade o homem nunca se completa, melhora-se”, diz o presidente do Conselho de Ética, Antônio Fonseca.
 
Sérgio Moro e Deltan Dallagnol
Outra grande vitória do IES foi a aproximação com dois grandes ícones da Operação Lava Jato: o futuro Ministro da Justiça e então juiz federal, Sérgio Moro, e o procurador da República e coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. “Queremos o projeto ‘Unidos Contra a Corrupção’ como parceiro do Instituto Ética Saúde”, conta Libório. Já foram dois os contatos com o procurador, um no 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, em Florianópolis, e outro no 1° Workshop Compliance para Distribuidores, em São Paulo. No segundo evento, Dallagnol citou o Instituto Ética Saúde como exemplo positivo de articulação e engajamento da sociedade em prol de um ambiente melhor nos negócios. “Vivemos um momento que exige mais esforço cívico de nós, um período de transformação. Vocês têm o papel de influenciar em suas organizações nos dilemas éticos. Precisamos lutar por mais integridade também com os nossos pares, assim como tem sido feito no Ética Saúde”, destacou o coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba.
 
Novas parcerias
Outras parcerias com entidades que têm o objetivo comum de expandir a cultura ética nos diversos setores da sociedade são prioridades para o IES, no ano que vem. O diálogo está avançado com o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross Saúde) e com o Observatório Social do Brasil. 
Também será assinado em breve o Acordo de Cooperação com o Ministério da Transparência a Controladoria Geral da União (CGU), já aprovado por ambas as partes. 
 
Sensibilização e Educação
Em agosto, o IES promoveu o programa Compliance em Ação para associados, em parceria com a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI e a Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios & Inovação – ESENI, para auxiliar as associadas a implantar ou aperfeiçoar programas internos de compliance já existentes. Os quatro módulos foram oferecidos nas modalidades presencial e on-line. 
E outras oportunidades vão surgir. Resultado de uma parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), em 2019 o Instituto Ética Saúde vai levar conteúdo didático para os associados em todo o país, via videoconferência. 
Ainda na área de educação, já está em andamento um acordo de cooperação com a FGV-SP, para impulsionar ações do IES relacionadas à produção de conteúdo, e colaborações em projetos e ações conjuntos, essenciais para a sensibilização junto aos associados e à sociedade. 
Nesse sentido, foi criado em outubro o Grupo Jurídico do IES que será, também, um espaço colaborativo para a troca de ideias e experiências para geração de conteúdo sobre Ética e Compliance. 
Já nos próximos meses, será lançado o Programa QualIES, ferramenta disponível aos associados para avaliar os seus sistemas de integridade e contribuir para a estruturação de uma área de compliance robusta e efetiva dentro do segmento de Produtos para Saúde. “Este Programa de Qualificação, operado pelas cinco maiores organizações globais de auditoria, será um marco para nós. Todas estarão capacitadas para a implementação e avaliação do Compliance nas associadas do IES”, adianta o presidente do Conselho de Administração. 
 
Reconhecimento
Na edição deste ano da South America Health Exhibition, Glaúcio Pegurin, Libório foi eleito, pela segunda vez, uma das 100 pessoas mais influentes da Saúde. A homenagem foi na categoria “Boas Práticas e Compliance”. Conhecido como o “Oscar da Saúde”, esse prêmio é uma das principais homenagens do setor aqueles que fazem a diferença na Saúde.
No próximo ano, Libório representará o Instituto Ética Saúde no Comitê de Ética e Compliance do evento. O Comitê vai preparar um dia inteiro de atividades, com exposições, mesas-redondas, debates e seleção de convidados sobre o tema, para a SAHE 2019, que acontecerá de 12 a 14 de março, em São Paulo.
 
Gente que Fala
Com o objetivo de ampliar o debate sobre os temas Ética e Compliance, em junho, o Instituto Ética Saúde virou apoiador do programa de televisão “Gente que Fala”, do Ministério Público Democrático (MPD) de São Paulo. De lá para cá, dezenas de convidados indicados pelo IES debateram os acontecimentos mais relevantes do país. O programa é transmitido pela TV Aberta (canal 9 da NET, canais 8 e 186 da Vivo) e pela TV Guarulhos, rádio Trianon AM 740 e rádio Universal AM 810 na baixada Santista, além da internet. 
 
Agenda positiva
Ao longo de 2018, o IES foi convidado de   25  eventos de saúde que abordaram o tema ética, no Brasil. Entre eles, merecem destaque o I Fórum de Ortopedia e Traumatologia do Conselho Federal de Medicina, em outubro, em Brasília; a reunião da Ação 5/2018 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, em agosto, também em Brasília; e a abertura do 11º Edição do Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde, em São Paulo, que destacou os impactos positivos da Ética e Compliance no setor de Saúde. “Participar destes congressos, debates e fóruns nos deixa muito orgulhosos do trabalho que vem sendo feito por todos nós que acreditamos em um setor mais justo e honesto. Percorrer o Brasil levando nossa experiência positiva para os diversos atores da cadeia de Saúde é a melhor forma de reconhecimento por estes mais de 3 anos de pura dedicação”, avalia Libório.
 

Galeria de Fotos