Mensagem do Presidente

21/01/2019

Maior projeção internacional e adesão de novos segmentos da Saúde marcaram 2018.


          0 ano que passou foi de grandes vitórias e conquistas para o Instituto Ética Saúde, a citar o sucesso dos Encontros promovidos com o CADE e TCU; a projeção internacional do IES, com eventos nos EUA, França e Japão; os novos Acordos de Cooperação e novos parceiros no Conselho Consultivo, entre eles três representantes do setor de Diagnóstico. E outros estão por vir.

          Avançamos muito no trabalho junto aos hospitais, que já estão traçando o mapa de risco, para que sejam criadas Instruções Normativas específicas para este segmento tão peculiar. Sem dúvida, será um marco em 2019. As entidades médicas estão empenhadas em nos ajudar a trazer novos integrantes para o time, que já tem Hospital Albert Einstein (SP), Fundação São Francisco Xavier (MG), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH (SP) e Hospital Moinhos de Vento (RS). Missão também aceita pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), o mais novo integrante do Conselho Consultivo, que representa 21 OSS de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Ceará, responsáveis pelo gerenciamento de mais de 800 unidades de saúde.

          Trazer os Planos de Saúde para o IES é o nosso grande desafio este ano. É preciso, definitivamente, que as empresas que estão adequando seus sistemas de Compliance sejam mais valorizadas, por parte, principalmente, do sistema privado.

          Ainda no primeiro trimestre, vamos lançar o QualIES, programa que vai possibilitar que tenhamos uma referência do nível de maturidade das empresas de maneira mais efetiva com reflexo positivo para toda a cadeia de valor. Também no eixo monitoramento, a avaliação anual dos associados e novos acordos de cooperação com autoridades governamentais são fundamentais para que as associadas aprimorem seus sistemas de compliance. E não deixem de contribuir com nosso Canal de Denúncias. Essas denúncias são analisadas por nosso Conselho de Ética, um trabalho essencial para estruturar o arcabouço de normativas do IES.

          No eixo sensibilização e educação, avançamos muito e neste ano vamos promover cursos que permitirão uma maior mobilização dos associados, entidades parceiras (Conselho Consultivo) e sociedade. Os cursos por meio do canal EDUCASUS, em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), terão início em março. E já está em andamento um acordo de cooperação com o Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance (FGV Ethics) da FGV-SP.

          O Instituto Ética Saúde é conhecimento. Acompanhe todo o conteúdo gerado por nós no nosso site e redes sociais - Facebook e LinkedIn.

          Também fruto de um acordo de cooperação, desta vez com o Instituto Não Aceito Corrupção, breve lançaremos nossa primeira grande campanha nacional de sensibilização: ‘Ética não é Moda. Ética são Modos’. O engajamento de todos vocês será fundamental para o sucesso do projeto.

          Ressalto aqui que a participação dos associados na construção de todas as fases do nosso projeto Ética Saúde é fundamental. Atualmente temos dois grupos de trabalho atuantes: o Jurídico e o dos Hospitais. Para 2019 pretendemos criar outros, não deixem de participar, trazendo-nos ideias. Os encontros com os órgãos de fiscalização do Governo foram um sucesso e neste ano, outros serão agendados. Venham fazer parte desta troca de experiências. 

          Em 2018, o IES foi reconhecido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Pretendemos estreitar ainda mais as relações com instituições internacionais para ampliar a divulgação do Ética Saúde no exterior, bem como divulgar as experiências externas que possam contribuir com o aprimoramento das nossas atividades e das ações de Ética e Integridade no Brasil.

          Estou confiante que no final de 2019 comemoraremos ainda mais outras tantas vitórias. Nossos objetivos são ambiciosos. Do mesmo tamanho é a nossa dedicação em busca de uma sociedade mais transparente e justa para todos.

Gláucio Pegurin Libório

Presidente do Conselho de Administração

 

Clique aqui para visualizar o cenário atual | janeiro 2019 do Instituto Ética Saúde 

 

 

 

Galeria de Fotos