Primeiros 4 módulos do Programa de Compliance do Ética Saúde são um sucesso

03/05/2019
Parceria com a Fehosp permite a participação de profissionais de estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste
 

      Já foram ministrados os quatro primeiros módulos do curso à distância (EAD) de Compliance realizado pelo Instituto Ética Saúde, em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). As aulas são transmitidas ao vivo, pela plataforma do EducaSus, para todo o Brasil. 
 
      No primeiro módulo, em 28 de março, a executiva sênior de compliance para América Latina, Gisele Figueiredo, falou sobre a “História da Corrupção e Exercício da Cidadania”. 
 
      No dia 18 de abril, o tema foi “Princípios gerais de um sistema de integridade”. Gisele falou sobre segregação de responsabilidades: quem propõe, quem aprova, quem avalia; sistema do tamanho da sua organização: dos recursos e do compromisso; identificação dos riscos, como prevenir; controles periódicos e permanentes; código de conduta e de ética.
“Compliance e a legislação anticorrupção: Cenário internacional e brasileiro, FCPA, Antibriberry act, lei 12.846 e perspectivas de nova legislação” foi o tema do terceiro módulo, no dia 29 de abril. O palestrante convidado foi o advogado e mestre pela PUCRGS, doutor em Direito e em Filosofia pela Universidade de Frankfurt (2008), especialista em Compliance Direito Penal Empresarial, Giovanni Saavedra.
 
      E no dia 2 de maio, a diretora de Compliance Hospital Israelita Albert Einstein, Viviane Miranda, falou sobre “Hospitais e Compliance”, destacando o hospital como o ponto central onde tudo acontece: RH e equipes de saúde, fornecedores, clientes (planos de saúde); conflitos de corporações & ética; a importância dos regimentos internos e dos códigos de códigos de conduta; comunicação, sigilo e ética. 
 
      Com a coordenação do diretor técnico do Instituto Ética Saúde, Sérgio Madeira, esta é uma iniciativa inédita no Brasil e já atingiu dezenas de pessoas em mais de 30 cidades de 15 estados brasileiros.
 
Os próximos módulos serão: 
 
- Fornecedores, compradores e Compliance
- Contabilidade e Compliance
- Relacionamento com profissionais de saúde e Compliance
- RH e Compliance
- Vendas e Compliance
 
Inscreva-se e participe: www.eticasaude.org.br.
 
Legenda fotos (esquerda para direita):
 
Foto 02: Gisele Figueiredo - Módulo 01: História da Corrupção e Exercício da Cidadania em 28 de março
 
Foto 03: Giovanni Saavedra - Módulo 03: Compliance e a legislação anticorrupção em 29 de abril
 
Foto 04: Viviane Miranda - Módulo 04: Hospitais e Compliance em 02 de maio
 

Galeria de Fotos