UNIDAS participa de reunião do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde

10/09/2019

Encontro reuniu representantes de entidades médicas, de hospitais, laboratórios, fabricantes e distribuidores de dispositivos médicos


A 12ª Reunião do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde aconteceu no dia 5 de setembro, na sede do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (CBCTBMF), em São Paulo. Representaram o Colégio o presidente, José Rodrigues Laureano Filho, e o integrante da Comissão de Implantação do Board Brasileiro, Luiz Fernando Lobo. Também estiveram presentes a Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Associação Brasileira de Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratórios (ABIMO) e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).
 
“O CBCTBMF tem sido de fundamental importância para que os planos de saúde integrem o Instituto Ética Saúde, sendo este o único player da cadeia de valor da saúde que ainda não participa do Conselho Consultivo”, afirmou o presidente do IES, Gláucio Libório. A convite de Luiz Fernando Lobo, participaram do encontro representantes da União Nacional Instituições Autogestão em Saúde (Unidas) e do Hospital Santa Paula.
 
“É extremante importante a participação da Amanda Alves da Unidas/SP aqui. Nosso objetivo sempre foi abrir canais de comunicação entre os setores, que se interligam e tem seus interesses próprios. O IES é uma mesa de solução para os problemas da área da saúde no que diz respeito a relacionamento e regulamentação”, completou Libório. 
 
O assessor de Relações Institucionais do IES, Carlos Eduardo Gouvêa, deu boas vindas ao novo integrante do Conselho Consultivo: o Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), representado na reunião por Luiz Felipe Costamilan. Ele explicou que o CBEXs é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da excelência na gestão da saúde por meio de educação, de capacitação técnico-científica e de certificação dos executivos do setor público e privado. 
 
Em seguida, Gouvêa apresentou a programação do Ética Saúde Summit 2019, que será realizado em parceria com a FGVethics, no dia 7 de novembro, em São Paulo. “Nos próximos dias, vamos promover reuniões com os integrantes do Conselho Consultivo para construirmos um documento que será um avanço do nosso pacto setorial inicial – muito focado na indústria de produtos médicos – que simbolize a evolução de todo o setor da saúde no combate a corrupção e busca da integridade. A ideia é apresentar este documento no evento. Contamos com o engajamento de todos os integrantes do IES”, convidou.
 
A participação do IES em eventos nacionais e internacionais também foi destacada. Entre eles duas reuniões promovidas pelo Instituto Ethos com outros setores da cadeia produtiva da saúde. “O modelo de autorregulação do Instituto Ética Saúde é referência. Em julho participamos de um encontro com representantes de empresas de Engenharia e Construção e, dias atrás, estivemos com o Grupo de Trabalho de Limpeza Pública”. Nos dias 9 e 10 de setembro, o assessor de Relações Institucionais do IES esteve em Santiago, para participar como convidado do encontro anual da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) - Business Etichs for SMEs Forum. 
 

Galeria de Fotos