Sessão Especial da Coalizão Interamericana de Ética nos Negócios do Setor de Dispositivos Médicos trata de Covid-19

16/04/2020

Carlos Eduardo Gouvêa apresentou a série de ações já adotadas pelo Instituto Ética Saúde para coibir abusos e fraudes, durante a pandemia


Representantes de vários países americanos participaram, no dia 15 de abril, da sessão especial promovida pela Coalizão Interamericana de Ética nos Negócios do Setor de Dispositivos Médicos, para discutir a importância da ética e da integridade em meio a Covid-19. 
 
A reunião foi aberta pelo secretário adjunto do Departamento de Comércio dos EUA para o Hemisfério Ocidental, Ian Saunders, seguido pelo coordenador de Transparência e Integridade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Roberto De Michele. 
 
Na sequência, os representantes de diferentes países expuseram um panorama rápido da crise. O executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, fez um relato sobre as ações já adotadas pelo IES e sobre o planejamento de atividades que contarão com a ativa participação dos membros de seu Conselho Consultivo e autoridades de Órgãos de Controle. 
 
Por fim, os participantes do webinar debateram possíveis caminhos e ações importantes a serem tomadas diante do momento crítico que vive o planeta. “Foi uma oportunidade muito rica de enfatizarmos a importância das melhores práticas e de vigília para que abusos de preços e condutas indevidas não se tornem rotina durante o combate a Covid-19”, finalizou Gouvêa. 
 
Como resultado da reunião, no dia 27 de abril, a Coalizão Interamericana de Ética nos Negócios do Setor de Dispositivos Médicos publicou o documento "Declaração da Coalizão sobre o reforço da Ética empresarial e a Integridade em meio ao Covid-19", conforme imagem abaixo. 
 

Galeria de Fotos