IES comemora 5 anos de luta pela saúde mais íntegra

10/06/2020

“Um jovem valoroso com uma missão grandiosa”. Assim vejo o Instituto Ética Saúde, que este mês completou 5 anos de existência voltada única e exclusivamente à promoção de um mercado mais ético para a saúde do Brasil. Por Eduardo Winston Silva, Presidente do Conselho de Administração.


“Um jovem valoroso com uma missão grandiosa”. Assim vejo o Instituto Ética Saúde, que este mês completou 5 anos de existência voltada única e exclusivamente à promoção de um mercado mais ético para a saúde do Brasil. 
 
O IES nasceu da convicção de alguns agentes da cadeia da saúde que algo precisava ser feito para mudar condutas que, embora inquestionavelmente inaceitáveis, eram infelizmente comuns em alguns ramos da saúde. Práticas como o pagamento de propinas, a fraude em licitações dentre outros que de maneira direta ou indireta oneram a população e são prejudiciais aos pacientes. Desta ideia surgiu o Acordo Setorial, coordenado pela Abraidi e pelo Instituto Ethos, que serviu como base para a constituição do Instituto.
 
Como todo jovem, o IES também teve que aprender e conquistar seu espaço. Logo no início da jornada, ficou claro que não bastaria ter a Ética como propósito. Seria necessário se organizar, criar seus regimentos internos e formalizar códigos de conduta nas relações que pudessem ser adotados pelos associados e, eventualmente, demais agentes da cadeia. Igualmente importante era adquirir representatividade, aumentar não somente o número de associados, mas também a diversidade dos segmentos dentro da cadeia da saúde. 
 
E foi graças a um trabalho muito bem feito – com inúmeras e valiosas contribuições ao longo do caminho - que o jovem IES chegou ao seu 5 aniversário preparado para enfrentar seu maior desafio. Em meio a uma pandemia global provocada pelo Coronavírus, o Instituto Ética Saúde desponta como uma organização independente, sem fins lucrativos com conhecimento e experiência para atuar como bastião da ética no setor da saúde. 
 
Antevejo as pessoas comentando, num futuro, espero não muito longínquo, acerca da bravura, obstinação daquele outrora jovem IES que em defesa do melhor interesse de toda sociedade, se levantou e lutou contra a corrupção, o oportunismo, a exploração espúria da saúde pública em benefício próprio. Então terá valido a pena.
 
Parabéns e muito obrigado a todos aqueles que contribuíram para que o Instituto Ética Saúde virasse realidade e chegasse até aqui. Temos muito trabalho pela frente até que possamos dizer que tais práticas são coisa do passado. Mas tenho convicção que cada vez mais pessoas virão lutar por esta causa e venceremos. 
 
Pessoalmente, é muito gratificante poder fazer parte deste grupo.
 
Vamos em frente!
 
Eduardo Winston Silva
Presidente do Conselho de Administração

Galeria de Fotos