Presidente do Instituto Ética Saúde participa de Seminário da Escola de Enfermagem da UFMG

02/09/2020
 “A cultura de integridade na saúde” foi o tema da palestra, para profissionais de todo o país
 

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética, Eduardo Winston Silva, foi um dos palestrantes do VI Seminário de Gestão do Trabalho em Saúde, promovido pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 1º de setembro. Participaram também a coordenadora da Auditoria Interna e Compliance Officer da Rede Materdei de Saúde, Janaína Bitencourt Ferreira; a chefe da Unidade de Atenção à Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas da UFMG, Melissa Prado de Brito; e o gerente geral do Instituto Mário Pena, Rodrigo Vieira.
 
“Integridade é a principal competência para o gestor da Saúde”, defendeu Winston, no início da apresentação. Ele explicou que “as ações e atitudes formam a reputação. A reputação inspira confiança. Confiança é o ativo mais valioso das pessoas e empresas”.
 
Em seguida, explicou o que é o Instituto Ética Saúde e cada um dos pilares: normatização, monitoração e sensibilização. “A sustentabilidade da cadeia da saúde está diretamente condicionada ao desenvolvimento de uma cultura de integridade no setor”, completou.
 
Por fim, fez uma análise crítica do que está acontecendo no Brasil, durante a pandemia da Covid-19, com a flexibilização da regulação para compra emergencial de produtos para a saúde e o aumento de denúncias de corrupção no setor. “Foi uma oportunidade ímpar de ouvir e aprender mais sobre os desafios da gestão em unidades de saúde. Adicionalmente, poder compartilhar um pouco da minha visão com um público que tenho grande admiração. Aproveito para mais uma vez prestar minha homenagem à todos os Enfermeiros, pela belíssima história e pela atuação em defesa da população durante esta pandemia”, concluiu Eduardo Winston Silva.
 
 

Galeria de Fotos