A integridade é uma exigência para a sustentabilidade da saúde

03/09/2020

O Masterclass de Ética e Compliance da SAHE ’21, em janeiro, vai debater amplamente o tema


O presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Eduardo Winston Silva, foi um dos convidados da live "Perspectivas de Compliance e Proteção de Dados na Saúde”, do Masterclass de Ética e Compliance da SAHE ’21, realizada no dia 03 de setembro. Também participaram do debate a gerente de Ética e Compliance da Edwards para a América Latina, Gabriela Pellegrino, e o doutor em Direito e Filosofia, Especialista em Compliance e Proteção de Dados e presidente do comitê científico do Masterclass de Ética e Compliance da SAHE ’21, Giovani Saavedra. 
 
Para o representante do IES, a busca por integridade é uma exigência para a sustentabilidade da cadeia de valor da Saúde. “A corrupção destrói valor numa amplitude muito maior do que aquela que a gente tem visibilidade. Ela gera uma baixa confiança em todos os agentes, que gera mais mecanismos de controle e fiscalização. O que, no fim da linha, se traduz em mais burocracia. Essa falta de confiança custa caro e esse custo concorre com o orçamento que deveria ser destinado no caso da saúde, para tratar pacientes e para remunerar quem os trata”, defendeu.
 
Eduardo Winston Silva explicou que o Instituto Ética Saúde nasceu com o conceito de promover padrões mais éticos para a cadeia da saúde “porque existem distorções que precisam ser atacadas; e partindo de dentro para fora, como um mecanismo de autorregulação”. 
 
Quando questionada sobre a cultura ética, Gabriela Pellegrino citou que a liderança, os valores compartilhados, as histórias, a constância, a responsabilidade e a remediação devem ser práticas diárias dentro de uma companhia, para fomentar um ambiente íntegro. 
 
“Precisamos acreditar que é possível mudar a cultura de ética. Estruturalmente, nosso maior desafio é começar a pensar um modelo brasileiro de gestão, mais especificamente um modelo brasileiro de compliance, entendendo as características que são inerentes às nossas relações”, finalizou Winston Silva.
 
A live completa está disponível no canal do Grupo Midia, no Youtube, para assistir, clique aqui.
 
 

Galeria de Fotos