1º Congresso Internacional de Circulação Extracorpórea Digital tem participação do IES

14/09/2020
“A missão de todos nós é por uma saúde sustentável”, defendeu Sérgio Madeira
 

Integrante do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde, a Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC) promoveu, entre 07 e 11 de setembro, o 1º Congresso Internacional de Circulação Extracorpórea Digital, reunindo renomados profissionais brasileiros, da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Japão. O diretor técnico do IES, Sérgio Madeira, participou da mesa redonda sobre a regulamentação da área, com os conselhos profissionais. 
 
O presidente da SBCEC, Elio de Carvalho Filho, deu um panorama geral da especialidade e defendeu uma corrente positiva para apoiar a regulamentação do cargo de perfusionista, uma área comum de cinco profissões: biomédico, enfermeiro, fisioterapeuta, biólogo e farmacêutico. Sérgio Madeira afirmou que “o acolhimento dos perfusionistas por várias profissões é extremamente bem vindo. Essa é uma das iniciativas que vai ajudar a resgatar a saúde pública e o ambiente de sustentabilidade. O perfusionista é um profissional altamente especializado, membro da equipe médica. Deve ser contratado por ela ou pelo hospital, obedecendo os respectivos preceitos éticos”. 
 
Elio de Carvalho Filho afirmou que a SBCEC se espelhou em outras associações, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), para desenvolver o seu próprio código de ética, o que resultou num sólido conjunto de valores, que orienta o sócio a não se envolver com os eventuais deslizes do mercado. “É de suma importância para nós a presença do Instituto Ética Saúde, nos apoiando na luta para conseguirmos reconhecimentos importantes, como a criação do cargo de perfusionista nos principais estados da União, e seguirmos este caminho de maneira ética, inovadora e transformadora”, frisou.
 
“A missão de todos nós é por uma saúde sustentável. Precisamos consumir bem os recursos aplicados para que possamos atender mais pessoas e atender bem”, finalizou Madeira. 
 

Galeria de Fotos