Reunião com associados faz balanço das ações em 2020

10/11/2020
“Relatem ações antiéticas, sugiram formas de abordarmos e combatermos a corrupção”, pediu o presidente do IES
 

As ações realizadas em 2020, os impactos da pandemia Covid-19 relacionados à ética e integridade e as oportunidades e desafios para 2021 foram os principais assuntos da reunião com associados promovida pelo Instituto Ética Saúde, no dia 9 de novembro. 
 
O executivo de Relações Institucionais, Carlos Eduardo Gouvêa, fez um balanço das ações de sensibilização, das reuniões e eventos e dos projetos que o Instituto desenvolveu ao longo do ano, com foco na crise sanitária mundial. “Mapeamos 17 riscos gerados a partir da falta de ética, que vão desde desvios de recursos em compras públicas até o descumprimento de contratos. E criamos o Plantão de Dúvidas e a Assessoria para Aquisição de Produtos para a Saúde”, citou.  
 
O presidente do Conselho de Administração reforçou o ciclo da corrupção. “A integridade gera a reputação, que, por sua vez, gera confiança, um dos itens que mais cria valor, seja no ambiente micro ou no país como um todo”. E acrescentou: “Temos o inverso também: uma atuação majoritariamente oportunista gera desconfiança e todos colocamos mecanismos de proteção (controle, fiscalização); e isso custa dinheiro”, afirmou Eduardo Winston Silva. 
 
Ele lembrou ainda que o Brasil é o 124º país no ranking de facilidades de fazer negócio do Banco Mundial. “Somos um país extremamente burocrático e essa burocracia não está aumentando a qualidade de vida da população. Nós precisamos promover a consciência do custo da não confiança e das práticas não éticas. 31% do orçamento público da saúde vão para estruturas de controle (administração e gerenciamento)”. E clamou pelo engajamento de todos na causa Ética e Integridade. “Quanto mais pessoas estiverem discutindo, promovendo, reclamando, melhor. Assim vamos mudar a sociedade. Relatem, sugiram formas de abordarmos e combatermos a corrupção”, pediu o presidente do IES. 
 
Gouvêa colocou, mais uma vez, os profissionais do Instituto Ética Saúde à disposição dos associados, para participarem de ações e eventos. “Temos trabalhado de forma insistente para levar a mensagem. E convidamos vocês a levarem a mensagem à diante também, para todos os grupos que vocês fazem parte. É assim que vamos multiplicar essa corrente do bem”, finalizou.
 
 

Galeria de Fotos