Plano de Trabalho Estratégico para 2021 é apresentado ao Conselho de Ética

11/12/2020

Na última reunião de 2020, entre Conselho de Administração e de Ética do Instituto Ética Saúde, foram apresentados o balanço do ano e as perspectivas para 2021


O executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, apresentou, no dia 10 de dezembro, a proposta do Plano de Trabalho Estratégico para 2021, ao Conselho de Ética. Na sequência, o presidente do Conselho de Administração, Eduardo Winston Silva, destacou que o IES está entrando em um novo momento. “Devemos fortalecer a razão da existência do Instituto, que é promover o ambiente mais ético na saúde, em condições nas quais todos devem ganhar”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância de o Instituto ter um Índice de Percepção da Corrupção da Saúde, no Brasil, para se saber qual a situação atual e como será a evolução. 
 
O presidente do Conselho de Ética, Prof. Dr. Celso Grisi, enfatizou a importância de levar o tema Ética na Saúde para dentro das escolas, desde o ensino fundamental e médio, até as universidades. Preparar material didático, com a cautela necessária, para não haver desvios dos objetivos. “Estruturar um programa de educação, específico sobre a Ética na Saúde, com professores de visibilidade, será muito efetivo para o setor e a sociedade conhecerem mais o Instituto e para valorizar as empresas e entidades que seguem a Ética. Os conteúdos dos cursos poderão integrar os treinamentos das empresas”, concluiu. 
 
Membro do Conselho de Ética, Antonio Fonseca, ressaltou que há vários caminhos para ganhar essa competição e é importante eleger alguns. “O paciente  não tem sido muito abordado e o IES deve se aproximar de uma maneira dinâmica, utilizando as tecnologias para chamar a atenção, frequentemente. Por exemplo, com mensagens curtas, pelo WhatsApp, para provocar reflexões sobre as questões. Nas salas de espera dos hospitais, disponibilizar uma cartilha com informações essenciais sobre o IES, e, ainda, enviar uma carta do presidente do Instituto Ética Saúde para o paciente, que poderá replicar a mensagem”, sugeriu.
 
Também participaram da reunião a secretaria Executiva, Cibele Martins, e o assessor de Compliance, Marlon Franco. 
 
Presidente do Conselho de Ética é reeleito
 
No mesmo dia, o Prof. Dr. Celso Grisi foi reeleito presidente do Conselho de Ética do IES, por unanimidade. Ele fica no cargo por mais um ano, conforme Instrução Normativa 01.
 

Galeria de Fotos