Grupo de Trabalho de Compliance Officer inicia atividades

28/04/2021

Atualização do mapa de risco do setor, aprimoramento das ferramentas do IES e cases de sucesso são pautas a serem abordadas nos encontros mensais


       A primeira reunião do Grupo de Trabalho de Compliance Officer do Instituto Ética Saúde, realizada no dia 27 de abril, foi bastante produtiva e já resultou em sugestões de atualização das Instruções Normativas 04 e 05. Participaram 15 compliance officers de empresas associadas, o assessor de Compliance do IES, Marlon Franco, e a secretária executiva, Cibele Martins.
 
       A atualização do mapa de riscos do setor, por meio da revisão das INs, é um dos pontos focais do grupo. “O mercado é dinâmico e as práticas relacionadas às normas puderam ser observadas nos últimos anos. É o momento de verificarmos algumas lacunas, revisando ou mesmo criando novas Instruções, caso seja necessário, principalmente com a experiência adquirida na pandemia da Covid-19”, afirma Marlon Franco. 
 
       O grupo já sugeriu atualizações nas instruções 04 e 05, que serão as próximas a serem revisadas, a exemplo do que ocorreu com a IN 08. “Assuntos mais modernos como telemedicina, reuniões virtuais, treinamentos por computação gráfica e realidade virtual serão incorporados”, acrescenta. 
 
       As reuniões serão mensais nesse período inicial e, posteriormente, a periodicidade será definida de acordo com a necessidade. “Uma participação efetiva dos associados é muito importante e necessária para o fortalecimento da atuação do Instituto, para cumprir a sua missão de difundir e consolidar a cultura de ética na saúde, garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente”, conclui Cibele Martins. 
 

Galeria de Fotos