Profissionais de saúde devem atuar ativamente na mudança cultural por um setor menos oportunista e injusto, defende presidente do IES

01/12/2021

Eduardo Winston participou da abertura do 15º Congresso Brasileiro de Enfermagem da SOBECC


Na abertura do 15º Congresso Brasileiro de Enfermagem, promovido pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, no dia 30 de novembro, em São Paulo, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, defendeu que os associados da SOBECC devem ser parte ativa da mudança cultural por um setor menos oportunista e injusto. 
 
“Vocês estão na linha de frente. Entendemos o sentimento de impotência diante de atitudes que veem e sabem ser indícios de fraudes. Tragam esses fatos para o IES. Nós queremos ser o megafone da cadeia, no combate às más práticas”, afirmou Eduardo Winston Silva. 
 
Segundo o executivo, a confiança é ponto fundamental na construção de uma sociedade mais eficiente, com melhor qualidade e justiça social. Mas o Brasil apresenta baixíssima. “Não confiamos em nossos representantes, nas instituições, nas organizações, nos gestores, nos funcionários, prestadores, vizinhos e assim por diante. E isso faz com que gastemos uma quantidade enorme de tempo, esforço e recursos em atividades de comando e controle. A Saúde deveria ser diferente, mas infelizmente não é. E está piorando”, analisou Winston, acrescentando que “informações que coletamos com vários segmentos dessa enorme cadeia é que o oportunismo, a falta de ética e a corrupção estão aumentando. Não podemos ficar de braços cruzados”. 
 
A SOBECC e integrante do Conselho Consultivo no Instituto, ao lado de outras 28 entidades que representam todos os segmentos da saúde. 
 
 

Galeria de Fotos