Instituto Ética Saúde participou de Congresso de Prevenção à Corrupção

10/11/2016

Evento organizado pela OAB/RS teve representantes do Ministério Público Federal, da Controladoria-Regional da União do RS, do COAF, do CAGE e da Advocacia Geral da União


A Comissão de Prevenção à Corrupção da OAB/RS, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), promoveu o I Congresso de Prevenção à Corrupção, nos dias 9 e 10 de novembro. A diretora executiva Claudia Scarpim representou o Instituto Ética Saúde e ressaltou a importância na autorregulação no combate à corrupção e ao suborno.

Claudia Scarpim lembrou da importância da promoção da integridade e transparência no setor de saúde e de que a sociedade não tolera mais as práticas ilícitas. "O Canal de Denúncias que temos atualmente é uma forma da sociedade ficar vigilante e tomar a iniciativa quando desconfiar de qualquer procedimento ou atitude, seja do médico, do hospital ou fornecedor de produtos, por exemplo", ressaltou. 

A diretora executiva do Ética Saúde participou do painel: Medidas de Combate à Corrupção - Lei Anticorrupção e as 10 Medidas do Ministério Público Federal. O evento contou com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier e aconteceu na Sala de Sessões do Conselho, na sede da OAB/RS

O presidente da Comissão de Prevenção à Corrupção da OAB/RS, Giovani Agostini Saavedra, afirmou que o Brasil tem passado por vários processos e é importante que o profissional esteja atento para esse tema tão atual na advocacia. "A OAB entende que tem o papel de contribuir para a melhoria da sociedade e uma das maneiras é atuando na prevenção da corrupção. Na prática, o Congresso é uma das medidas da Comissão para dar credibilidade às iniciativas e influenciar o debate entre os advogados de todas as áreas, mas, principalmente, os interessados no tema de compliance", disse. 

O evento contou com a participação, além do Instituto Ética Saúde, de representantes do Ministério Público Federal, da Controladoria-Regional da União do RS, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Grupo de Trabalho sobre governança, riscos, controles e compliance do CAGE e da Advocacia Geral da União.

Galeria de Fotos