Instituto Ética Saúde participa do Congresso Latino Americano de Compliance, na Colômbia

09/03/2017

Iniciativas brasileiras para combater a corrupção na área da saúde foram destaque no evento

 

Da esquerda para direita, Bruno Bezerra (Abraidi), Marcos Machado (Abraidi) , Gláucio Pegurin (IES) e Adriana Fussuma (Abimed) 


O presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, e o presidente do Conselho de Ética, o subprocurador da República, Antônio Fonseca, participaram do Congresso Latino Americano de Compliance 2017, promovido pela Associação de Tecnologia Médica Avançada – AdvaMed e pela Câmara de Dispositivos Médicos e Insumos para a Saúde - ANDI. O evento aconteceu em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. 
 
A AdvaMed é uma associação americana que dedica-se ao desenvolvimento de tecnologias médicas inovadoras, baseada em padrões éticos elevados que visam o acesso de pacientes a produtos seguros e eficazes. 
 
No painel “Opiniões sobre o Comportamento Ético nos negócios que envolvem tecnologia médica”, Gláucio Pegurin Libório apresentou o último balanço do Canal de Denúncias do Ética Saúde. Até janeiro de 2017, o Conselho de Ética registrou 478 denúncias, com 1195 denunciados. “Nosso objetivo é criar um Cadastro Positivo, para que as empresas que atuam com transparência e de forma ética sejam referência na contratação, tanto pelos planos de saúde quanto pelos hospitais”. 
 
Antônio Fonseca esteve no painel "Conversando com o Governo - Relações governamentais e códigos de ética", que contou com a participação de outros profissionais com vasta experiência no mercado americano e latino-americano. O presidente do Conselho de Ética explicou como é o cenário brasileiro de gestão da ética, do lado privado e do lado público. “Essa é uma atividade particularmente desafiadora para o ambiente de negócio brasileiro. Ainda há muito a desenvolver. O lado positivo é que a mídia e a sociedade estão atentas para a atuação ética do mercado e dos órgãos públicos. Avançamos devagar, mas trilhamos um caminho sem volta”. 
 
Para os representantes do Instituto Ética Saúde na Colômbia, o Congresso de Compliance foi um sucesso em termos de troca de experiências e de reforço de comprometimento com a integridade. “Tudo isso estará completo quando a parceria ética com o Governo se concretizar”, finalizou o subprocurador da República, que citou a mensagem final que ecoou na conferência: ‘Ser ético é estar preparado para mudar o modelo de negócio baseado em valores e comprometido com o cliente, o maior stakeholder’.
 
Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Dispositivos Médicos
 
Durante o Congresso Latino Americano de Compliance 2017, foi fundada a Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Dispositivos Médicos, com a participação do Instituto Ética Saúde. A cerimônia de assinatura e lançamento foi na terça-feira (21/02). 
A Coalizão tem representantes do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. “O trabalho sério do IES está sendo reconhecido internacionalmente. Este evento foi uma oportunidade valiosa de troca de experiência e estamos felizes com a o esforço coletivo do setor de health care na América Latina na busca por um segmento mais ético e de qualidade”, finalizou o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório. 
 
 
Mais informações para a imprensa: 
DOC Press (11) 5533-8781
 

Galeria de Fotos