Feira Hospitalar tem palestra do Instituto Ética Saúde

18/05/2017

“Laboratórios Clínicos - Ética, Compliance e Relacionamento” foi o tema abordado pelo presidente do Conselho de Ética


O Instituto Ética Saúde marcou presença na 24ª edição da Hospitalar, realizada entre os dias 16 a 19 de maio, em São Paulo. O presidente do Conselho de Ética, Antônio Fonseca, falou sobre “Laboratórios Clínicos - Ética, Compliance e Relacionamento”, no 11º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, dentro da Feira.

Fonseca explicou a importância da gestão da integridade e dos riscos; quais as categorias de laboratórios, conforme Norma PALC -2016-SBPC/ML; e elencou os requisitos legais, protocolos, regulamentos, códigos de ética e de conduta aplicáveis à organização/licenciamento e atuação dos laboratórios (exigidos pela ANVISA, ANS, Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, SBPC/ML, Conselhos Profissionais e associações profissionais e outros normativos nacionais e estrangeiros).

Segundo o presidente do Conselho de Ética do IES, os elementos gerais de Compliance para os laboratórios clínicos são: 

- Procedimentos e políticas por escrito;

- Instância de compliance e canal de denúncia;

- Educação e treinamento;

- Comunicação;

- Auditoria e monitoramento;

- Ações disciplinares ou corretivas.

“É preciso também ficar atento aos valores que orientam o relacionamento público e privado, nas interações institucionais”, alertou Antônio Fonseca. E prosseguiu: “Entre outras coisas, manter sempre a neutralidade política, transparência e integridade, não pagar suborno ou negociar facilitação em troca de informações abertas, proibir contribuição política e, claro, se comprometer com a segurança e melhor interesse do paciente”. Para Antônio Fonseca “Negócio sustentável é negócio ético”, concluiu.

A apresentação completa do presidente do Conselho de Ética você encontra na Biblioteca Virtual do Instituto Ética Saúde: http://www.eticasaude.com.br/Educacao/Biblioteca.

 

Galeria de Fotos