Semana da Ética na Saúde e o Blog do IES foram destaque no encontro

">

Conselho Consultivo do IES debate maior interação setorial em benefício do paciente


Data de Publicação: 13/04/2023
Conselho Consultivo do IES debate maior interação setorial em benefício do paciente
Os integrantes do Conselho Consultivo no Instituto Ética Saúde – ABIIS, ABIMED, ABIMO, ABRAIDI, ANAHP, CBDL, Grupo FarmaBrasil, FEHOESP, IBROSS, Interfarma, SOBECC e Unidas – se reuniram, no dia 12 de abril, em formato híbrido, para atualizações das atividades do IES e debater os desafios e oportunidades de integridade no setor. O encontro foi na sede da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) e virtual.  
 
O presidente do Conselho de Administração do Instituto, Eduardo Winston Silva, abriu o encontro citando as dificuldades financeiras do setor. “Não teremos mais recursos, não dá para cobrar mais imposto. Temos que olhar para a cadeia, mudar a dinâmica da confiança e promover eficiência. Precisamos dessa colaboração horizontal”. 
 
O Grupo FarmaBrasil – que reúne 12 empresas brasileiras de capital nacional que respondem por 30% de todo o volume de medicamentos fabricados no Brasil – foi apresentado como novo integrante do Conselho Consultivo do IES. Em seguida, o diretor executivo do Instituto destacou a robustez e velocidade das atividades do Subgrupo de Trabalho de Autorregulação Pharma e explicou a dinâmica. “Os grupos foram divididos em Diagnósticos, Dispositivos Médicos, Geral, Operadoras de Saúde, Farma, Profissionais da Saúde e Serviços de Saúde. Onde houver interação temática será feito um trabalho específico”, esclareceu Filipe Venturini Signorelli.
 
A diretoria apresentou a programação da Semana da Ética na Saúde, que vai acontecer entre 02 e 04 de maio, com atividades híbridas e presenciais, sobre ética e educação; cases de sucesso de transparência na gestão pública de hospitais; e o futuro da saúde. “Vamos promover debates e reflexões com líderes setoriais e de governo a fim de ampliar o conhecimento e a consciência social sobre os impactos da corrupção na saúde, como também fortalecer a rede de conexões de profissionais que atuam na área de ética e compliance no setor”, explicou o executivo de Relações Institucionais do IES, Carlos Eduardo Gouvêa. 
 
Interação entre os players e os riscos inerentes da saúde
 
A diretora Acadêmica do IBDEE (Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial), Aline Moura, falou sobre a complexidade do ecossistema de saúde e das interações entre os diversos segmentos da cadeia, dos riscos inerentes e medidas de compliance e autorregulação, destacando que o Brasil é o único país do mundo que oferece gratuidade de ponta a ponta para a saúde de 100 milhões de vidas. 
 
“Os players interagem, mas nem sempre a conversa é harmoniosa ou com o olhar do bem do paciente. Porque os interesses colidem. As soluções passam por mapeamentos dos conflitos de interesses, mapeamento das fragilidades éticas nos processos de interação entre os players, gestão de risco, acordos setoriais com tarefas e prazo para todos os segmentos da saúde, priorização do melhor para os interesses dos pacientes”, concluiu.  
 
Em seguida, o tema foi debatido pelos integrantes do Conselho Consultivo. 
 
Blog Ética é Saúde
 
A vice-presidente do Instituto Ética Saúde, Patrícia Braile, encerrou a reunião convidando a todos a acessar e contribuir com conteúdo para o Blog Ética é Saúde, que está no ar desde o dia 5 de abril, citando Aristóteles. “A busca de todo ser humano é a busca da felicidade. E a ética nos ajuda neste processo porque através dela fazemos escolhas para o bem, em prol do que é bom”.
 

Compartilhe

Voltar para o topo