O diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, representou o IES na Conferência Global de Compliance em Dispositivos Médicos, que aconteceu em Paris, entre 2 e 4 de maio. O evento - organizado pela MedTech Europe e AdvaMed – reuniu representantes da saúde de todo o mundo para compartilhar idéias, experiências e soluções inovadoras de conformidade na área de tecnologia médica.
Carlos Eduardo Gouvêa foi convidado para participar da plenária “Qual o valor do compliance”. O painel, comandadado pelo diretor de Políticas Públicas da my Tomorrows, Ingmar de Gooijer, ofereceu a oportunidade dos representantes das entidades ou de cada país falarem sobre a importância do tema em sua região ou sob sua perspectiva, além de abordar as métricas e indicadores de performance usados em cada local para definir o valor das ações de compliance ou, na falta delas, quais as consequências.
Durante a plenária foi bastante discutida a percepção de vários atores do setor sobre os desafios e dificuldades da área e se existe uma fórmula global para enfrentá-los ou se é necessário respeitar as características regionais. “Embora todo o setor esteja numa caminhada para melhorar a conduta da área de compliance com o pacto setorial, criação de código de ética, etc, é preciso continuar movendo todo o mercado a uma única direção, convergindo esforços, cada região no seu tempo” enfatizou o diretor executivo do IES.
Gouvêa também apresentou as ações que o Instituto Ética Saúde tem realizado, entre elas, a iniciativa do QualIES, que foi bastante elogiada durante o evento por criar um padrão para todos respeitarem, agilizando os processos, economizando recursos e aumentando a qualidade do setor de forma consolidada. “Todos percebem que existe algo consistente e com grande potencial de mudar o mercado, várias empresas e entidades se interessaram pelo trabalho do IES, que adota um modelo que consegue juntar todos os atores da cadeia de saúde e obtém grande aderência, o que chama bastante atenção”, comemora Carlos Eduardo Gouvêa.
A Conferência Global de Compliance em Dispositivos Médicos contou com a presença de executivos de todo o mundo das áreas de Dispositivos Médicos e Compliance, sendo que do Brasil foram convidados apenas o Instituto Ética Saúde e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes - Abraidi.
Compartilhe