O Instituto Ética Saúde esteve na XIV Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), promovida em Natal/RN, de 28 de novembro à 2 de dezembro. O presidente do Conselho de Ética do Instituto e membro sênior do Ministério Público Federal, Antônio Fonseca, fez uma apresentação, participou de debates e da reunião plenária que acatou inúmeras sugestões do Ética Saúde.
Em agosto, o presidente do Ética Saúde, Glaucio Libório, a diretora executiva, Claudia Scarpim, e o presidente do Conselho de Ética do Instituto estiveram em uma reunião de planejamento da ENCCLA, em Brasília. Na ocasião, apresentaram cinco propostas para aprimorar a legislação em práticas anticorrupção no setor privado, mais transparência nas relações do setor público de saúde e programas de integridade com a formulação de estatutos e guias.
"Em pouco mais de um ano de existência, o Instituto Ética Saúde tem sido convocado pelos diversos setores da sociedade para contribuir nessa luta de todo o país no combate à corrupção e ao suborno. Temos um longo caminho a percorrer, mas o que foi trilhado já é irreversível", disse Dr. Antônio Fonseca.
A XIV Reunião Plenária foi promovida pela Coordenadoria Geral de Articulação Institucional do Ministério da Justiça e Cidadania e reuniu cerca de sessenta representações da sociedade civil e dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministérios Públicos.
Veja ações e recomendação aprovadas na reunião.
http://enccla.camara.leg.br/acoes
Compartilhe