O presidente do Instituto Ética Saúde, Gláucio Libório, participou do "Gente que Fala", do Ministério Público Democrático, em São Paulo, no dia 13 de setembro. O IES é apoiador do programa, que vai ao ar toda quinta-feira, na TV Aberta (canal 9 da NET, canais 8 e 186 da Vivo), na TV Guarulhos, na rádio Trianon AM 740, e na rádio Universal AM 810 na baixada Santista, além da transmissão ao vivo pela internet.
Apresentado por Zancopé Simões, o programa debate os principais fatos da semana, com a presença de políticos, empresários, jornalistas e profissionais liberais. A ética foi o principal assunto em pauta. Também estavam presentes a promotora de Justiça, Vera Taberti, a consultora e especialista em coaching, Gisele Brandt, e a advogada e consultora em compliance, Adriane Almeida Costa.
Questionado sobre fraudes e realização de procedimentos indevidos na saúde, que geraram prejuízo de R$ 27,8 bilhões em 2017 no sistema privado, segundo estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), Libório ressaltou que este valor refere-se também a desperdícios em toda a cadeia, justamente por esta ser desestruturada, sendo o prontuário eletrônico único, uma das ferramentas para o combate a este desperdício. “Hoje, por exemplo, não existe um cadastro único do paciente. Há muito que ser feito, mas precisamos da contribuição de todos: médicos, pacientes, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde, fabricantes, distribuidores. Unindo forças e buscando a transparência acima de tudo, conseguiremos melhorar o sistema e aumentar a segurança do paciente”, finalizou.
Programas anteriores
O presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Fabio Arcuri, foi o convidado do Instituto Ética Saúde para participar do “Gente que Fala”, no dia 23 de agosto. A CBDL integra o Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde. Confira a íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=rJu1i8wcFTo&feature=youtu.be
Já o “Gente que Fala” exibido em 06 de setembro - https://www.youtube.com/watch?v=_pf92cfs_68 – contou com a presença do presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED – integrante do Conselho Consultivo do Ética Saúde, Carlos Goulart.