Representante do TCU reforça a importância do Ética Saúde

03/05/2018

O I Fórum da ABRAIDI teve o apoio do IES

 


           O Instituto Ética Saúde - IES - foi elogiado e a sua relevância para o mercado ressaltada pelo secretário de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Marcelo Chaves. "O TCU e o IES possuem valores comuns”, disse o secretário, que participou do I Fórum Brasileiro de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde, organizado pelo ABRAIDI e com apoio do IES. O evento foi no Hotel Meliá Paulista, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de abril.

            O secretário de Controle Externo da Saúde do TCU falou no painel "O compliance no século XXI: em busca da sustentabilidade para o setor de saúde", que teve a participação do presidente do IES, Gláucio Pegurin Libório, da conselheira do CADE, Polyanna Vilanova, do CEO Medical Devices da Johnson & Johnson, Adriano Caldas, do diretor de Operações da Medartis Brasil, Gil Pinho, e da diretora de Compliance do Hospital Albert Einstein, Viviane Souza. O painel foi moderado pelo professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina.

            O presidente do IES lembrou das dificuldades no início dos anos 2000 em implantar códigos de conduta nas empresas e mesmo os que eram implantados não surtiam efeitos. Gláucio Pegurin Libório contou que, com o apoio do Instituto Ethos, conseguiu-se implantar o Acordo Setorial no Setor de Dispositivos Médicos, que ganhou personalidade jurídica com o Instituto Ética Saúde. "Formamos um grupo forte de líderes para realizar essa transformação. Ética, transparência e integridade, que têm conceitos distintos, mas estão atreladas, são caminhos sem volta", defendeu Libório.

            Gil Pinho enfatizou a necessidade da mudança de paradigma no setor. “Precisamos multiplicar o Acordo Setorial, precisamos multiplicar os agentes de mudança, sendo o IES um exemplo”, disse o diretor de Operações da Medartis Brasil.

            A conselheira do CADE, Polyanna Vilanova, também elogiou a iniciativa e reforçou que o Compliance é um objetivo comum das instituições, inclusive do CADE.

Galeria de Fotos