Livro desmitifica a mídia para os médicos

26/04/2016

Um capítulo inteiro trata da Ética na Comunicação, além de outros que orientam sobre transparência com a imprensa e reputação "O Médico e o Jornalista - afinal a imprensa não é nenhum monstro" da DOC Content acaba de ser lançado. Os jornalistas José Roberto Luchetti e Cacá Amadei, com passagens pela grande imprensa e assessorando há duas décadas entidades de classe e sociedades de especialidades, escreveram um manual de relacionamento com a mídia. A concepção do livro não foi ser um manual ou guia no formato tradicional. Os autores estruturaram a publicação com histórias até pitorescas e exemplos práticos do dia a dia. As lições de Comunicação do Papa Francisco, por exemplo, são esmiuçadas, os segredos do Netflix são contados para o leitor compreender as mudanças mais recentes na área. E até o escritor José Saramago é referência em um "Ensaio sobre a surdez".


"É evidente que a publicação tem o 'bê a bá' de funcionamento de cada uma das mídias, como TV, rádio, jornal, revista, internet e mídias sociais, mas tentamos trazer algumas reflexões. Afinal Jornalismo, assim como Medicina, não é uma ciência exata", conta Luchetti. O livro aborda de forma ampla o que é Comunicação, qual o papel da Assessoria de Imprensa e a diferença em relação ao Jornalismo, como se comunicar com públicos distintos nas várias mídias e as lições que ambos autores aprenderam durante o exercício da profissão. "Nos preocupamos em publicar um capítulo inteiro sobre Ética na Comunicação e tratamos em vários outros sobre transparência e reputação. O tema sempre nos interessou, além de abordarmos constantemente com nossos clientes. O momento não poderia ser mais propício para falarmos de Ética", lembra Cacá Amadei. O capítulo Ética na Comunicação tem a participação da especialista no assunto a psicóloga Deborah Bretas. Depoimentos "Nesta obra, os autores revelam suas experiências de décadas de atuação em jornalismo e assessoria de comunicação médica, proporcionando uma rica fonte de conhecimento para todos os profissionais de saúde", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Malachias. "Duas frases no livro resumem bem a importância da leitura e credenciam os autores com muita competência e humildade: ’O segredo de toda a comunicação é a troca, não só a emissão e a recepção’ e ’Assessorei muitos, e ainda faço isso, a se relacionar melhor e de forma mais eficiente com a mídia, mas ganhei muito mais e aprendi com médicos’", destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Luiz Antônio Munhoz da Cunha. "A obra, em seus agradáveis capítulos, esclarece com facilidade de leitura, o papel que cabe a cada uma das diversas vias de comunicação e suas importâncias e o quanto o médico deve se habituar a delas dispor de forma segura", escreve o ex-diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ernani Rolim Sobre os autores: José Roberto Luchetti é jornalista e escritor, trabalhou nas emissoras de TV Globo, Band e Rede Mulher e nas rádios Bandeirantes e Eldorado (atual Estadão). Atualmente é sócio da DOC Press e autor do livro infantil Alberto do Sonho ao Voo - Editora Scipione e Uruguay - Tempo para Viver/Time to Live - Editora Blurb. Cacá Amadei é jornalista e autor roteirista, com serviços prestados para as principais emissoras do país, como a TV Band, TV Globo, Rede TV!, TV Cultura e Rede Mulher, além de diversas produtoras de audiovisual. Atualmente é editor-chefe na TV Câmara de São Paulo. Galeria de fotos

Galeria de Fotos