IES realiza palestra na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

25/09/2019

Estudantes do 5º e 6º ano participaram do Programa de Apoio à Escolha da Especialidade Médica, com ênfase na ética


Na noite do dia 19 de setembro, o Instituto Ética Saúde esteve na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRPUSP) para falar sobre Ética e Exercício Profissional. Representado pelo diretor técnico, Sergio Alcantara Madeira, o Instituto marcou posição no processo de escolha de especialidades médicas pelos alunos do 5º e 6º ano, como parte do programa de Apoio à escolha da Especialidade Médica, coordenado pelo professor titular do Depto. de Clínica Médica, Luiz Troncon. Na ocasião, estiveram presentes também outros seis docentes daquela instituição e a Professora Dra. Margaret de Castro, diretora da FMRPUSP.
 
Após mostrar o histórico e trajetória do IES, com ênfase na autorregulação, Madeira discorreu sobre o setor de saúde e sua complexidade, a incorporação das tecnologias digitais na vida do médico e dos próprios pacientes. Mostrou que a assimetria de informações desse mercado contribui para situações que infringem a ética no exercício da Medicina, em todas as especialidades. “As escolhas do jeito de viver de cada, seus objetivos e metas impactam em como o médico atua nesse mercado imperfeito. Há que haver atenção e cuidado na construção da carreira, na separação do que é ato médico e do que é venda de produtos médicos”, afirmou. 
 
O diretor técnico do IES destacou também os desafios que ainda precisam ser vencidos na busca por um sistema de saúde mais sustentável e transparente: “Os profissionais de saúde são protagonistas nesta luta. Vocês, futuros médicos, precisam ter consciência de que as suas escolhas vão ter consequências diretas para a saúde e segurança do paciente e finalmente, impactar a sociedade brasileira”. 
 
Em agradecimento, o coordenador do PAEEM, Luiz Troncon, afirmou que a participação do IES “além de auxiliar o estudante de Medicina na escolha da especialidade e na formulação de planos de carreira, tem elementos de formação geral do jovem profissional. Desde o cenário apresentado aos caminhos propostos, a reflexão é um processo valioso, não só para os estudantes, mas também pelo grupo de professores e pela própria Diretoria da nossa Faculdade”.
 

Galeria de Fotos