Webinar debate a transparência dos dados durante a pandemia de Covid-19

15/06/2020

Ação IES | Covid-19 

A informação é fundamental para a tomada de corretas decisões em todas as esferas da administração pública, seja ela federal, estadual ou municipal


A deputada Federal Adriana Ventura recebeu no programa Encontro Legal, da última sexta-feira, dia 12 de junho, o assessor de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde - IES, Carlos Eduardo Gouvêa, e a coordenadora do FGVethics (Ética, Transparência, Integridade e Compliance) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), Ligia Maura Costa. O tema do webinar foi ‘A transparência dos dados na Covid-19’. 
 
A coordenadora da FGVethics ressaltou que a transparência não é uma concessão do estado, é uma obrigação constitucional, é um ônus que a administração pública tem, seja ela federal, estadual ou municipal. A informação precisa estar acessível para todos os cidadãos. 
 
O assessor de Relações Institucionais do IES foi além, mostrando que a transparência de dados é fundamental para a tomada de decisões corretas. “Cerca de 80% das decisões médicas são baseadas em um diagnóstico. Quanto mais precoce e preciso, maior vai ser a efetividade do tratamento na sequência”, afirmou.
 
Autora do projeto de lei 1485/2020 que propõe dobrar as penas de crimes de corrupção realizados durante o período de calamidade pública, a deputada Adriana Ventura relatou a dificuldade em avançar com o tema no Congresso. E debateu com os convidados a importância da população exercitar a cidadania. 
 
Lígia Maura Costa, da FGVethics, destacou que a “falta de luz” pode tirar vidas, por isso é fundamental cobrar a necessária transparência de todos os governos. 
 
O executivo do IES citou o Canal de Denúncias (www.eticasaude.org.br e 0800 741 0015) para que o cidadão relate atitudes antiéticas na saúde. “Nós todos juntos podemos fazer a diferença na sociedade”, finalizou Carlos Eduardo Gouvêa.
 
Para assistir o webinar, clique aqui.
 

Galeria de Fotos