Assessoria para Aquisição de Produtos para Saúde é destaque em Congresso Pacto pelo Brasil

27/08/2020

Ações IES | Covid-19

Desvio de recursos, descumprimento contratual, desperdício, abusos de preços, corte ou negativa de fornecimento são alguns dos problemas contratuais mais comuns na pandemia


A convite do Observatório Social do Brasil, o integrante do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Marcos Tadeu Machado, participou do 4º Congresso Pacto pelo Brasil, promovido pelo Compliance Across Americas, no dia 26 de agosto. O painel ‘Soluções Inovadoras para a Gestão Pública’ contou ainda com a participação de Fabrizio Meller (Conselho Regional de Administração do Paraná), Adriano Krzyuy (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro) e Ney Ribas (Observatório Social do Brasil). 
 
Machado ressaltou que, desde 2015, o Instituto faz um trabalho de prevenção e controle da corrupção, com o apoio de todos os players da cadeia de valor da saúde. “Temos a missão de difundir e inserir a cultura ética no setor da saúde, para dar segurança ao paciente”, disse. 
 
Em seguida, revelou que 84% das fraudes na pandemia relatadas no Canal de Denúncias do Instituto Ética Saúde poderiam ser evitadas, com mais conhecimento técnico no momento da estruturação do processo de compras. “O IES levantou os principais riscos da falta de ética, num momento de crise como o que estamos vivendo, onde existem mais recursos e menos controle. A partir daí, preparamos uma plataforma pensando em mitigá-los”, contou. 
 
A Assessoria para Aquisição de Produtos para Saúde, 100% gratuita, é voltada para instituições públicas e privadas, filantrópicas e sociais, de todos os segmentos da área médica, para auxiliar na aquisição de bens e serviços, por meio de editais mais bem amarrados, dando suporte aos agentes na prevenção a fraudes e equívocos. “As questões serão analisadas e respondidas, em até 72 horas, por especialistas em Ética e Compliance na Saúde do IES, membros do Conselho de Administração, Conselho de Ética, entidades parceiras e órgãos de controle do governo que o Instituto mantém Acordo de Cooperação. Além da contribuição de pareceristas voluntários, com conhecimento e experiência na área”, complementou Marcos Tadeu Machado.
 
Mais informações sobre a assessoria estão no site do IES: eticasaude.org.br/Assessoria.
 
O painel completo está disponível no Canal Compliance no Youtube, para assistir, clique aqui.

Galeria de Fotos