Brasil e outros 13 países assinam declaração de boas práticas regulatórias, com destaque para a transparência nos negócios, nos Estados Unidos

13/06/2022

Carlos Eduardo Gouvêa representou o Instituto em evento com Ministros e CEOs de dezenas de países das Américas. Em reuniões fechadas com ministros do México e Chile, ações do IES pela ética na saúde foram apresentadas


Como parte da programação do encontro anual da Coalizão Interamericana para a Ética Empresarial, seguido da Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na semana entre 5 e 10 de junho, o executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, participou do Fórum de Ministros e CEOs sobre Negócios e Investimento. 
 
Na plenária, o combate à corrupção foi abordado por diversos representantes dos mais de 20 países dos continentes americanos, como algo essencial para que possa de fato haver prosperidade. Outro foco muito forte foi no desenvolvimento de negócios de forma sustentável, observando questões como Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). O encontro culminou com a assinatura de uma declaração de boas práticas regulatórias, por 14 nações, incluindo o Brasil. 
 
Gouvêa participou de reuniões fechadas com a ministra da Economia do México, Tatiana Clouthier, Carrillo, e com o ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo do Chile, Nicolás Andrés Grau Veloso. “Pude explorar um pouco o que o Instituto Ética Saúde tem feito no Brasil, como entidade de autorregulação que contempla toda a cadeia de valor da saúde, colocando-nos à disposição”, finalizou.
 
Em outros momentos do evento, a coordenadora de Auditoria na Área da Saúde da Controladoria Geral da União (CGU), Lorena Brito da Justa Croitor, participou -  a convite do Instituto Ética Saúde e da Coalizão Interamericana para a Ética Empresarial – de palestra sobre a “nova Lei de Licitações (14133/21) e como levar integridade em negócios através de compras públicas”, em que participou virtualmente a Dra Carolina Palhares, Diretora de Integridade do Ministério da Saúde, e outra sobre "Fortalecimento da governança democrática nas Américas através da conduta ética em negócios", seguida do lançamento do novo Código de Conduta da Advanced Medical Technology Association, AdvaMed. Estavam na cerimônia representando o Departamento do Comércio dos Estados Unidos, Ian Saunders e Lynn Costa. 
 

Galeria de Fotos