QUEM SOMOS

Mobilização e transformação no setor saúde

O Instituto Ética Saúde é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é lutar pela promoção de um ambiente de negócios mais ético na saúde do Brasil.

Uma instituição totalmente independente no sentido que não representa os interesses de qualquer empresa, grupo ou segmento, mas sim o anseio de todos os players da cadeia que repudiam e combatem as práticas antiéticas e oportunistas.

Busca garantir a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente.


Uma importante ferramenta para a mobilização e a transformação do mercado da saúde em nosso país.

Clique aqui, e assista o Vídeo Institucional do Instituto Ética Saúde para entender um pouco mais sobre a história e as ações do Instituto.

Histórico

Foi criado em 2014 como um movimento voluntário de empresas, liderado pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes – ABRAIDI e o Instituto Ethos.

No dia 10 de junho de 2015 houve o lançamento do Ética Saúde Acordo Setorial - Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos.

Em menos de um ano o Acordo ganhou proporção e importância singulares e, a partir de 04 de janeiro de 2016, já como Instituto Ética Saúde, o seu escopo de atuação foi altamente ampliado para congregar os demais atores do segmento saúde e ser disponibilizado como uma importante ferramenta para a mobilização e a transformação do mercado de Dispositivos Médicos.

Missão

Difundir e consolidar a cultura de ética e transparência na saúde para garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente.

Objetivo Geral

Promover a cultura ética empresarial e a ação social responsável e participativa, entre os agentes do segmento saúde, para gerar ambientes de concorrência justos e transparentes e contribuir para uma sociedade mais ética.

Objetivos Específicos

  • Ampliar a consciência do custo do oportunismo e da falta de transparência
  • Combater a oferta de vantagens indevidas para indução de demanda de tratamentos e procedimentos
  • Fomentar a transparência e a coerência nas transações entre os agentes da saúde

Valores

  • Ética
  • Integridade
  • Sensibilização e Educação
  • Transparência
  • Legalidade

Eixos de Atuação

As ações do IES estão baseadas nos seguintes eixos de atuação:

  • Educação e Sensibilização
  • Monitoramento de Compliance
  • Relações Institucionais e de Governo

Canal de Denúncias Ética Saúde

O Canal de Denúncias do Instituto Ética Saúde é uma ferramenta independente, administrada pela ICTS, empresa especializada em gerenciamento de risco e Compliance e apta a receber todas as denúncias de violação no âmbito do Ética Saúde, com segurança e sigilo. A ICTS cuida das investigações e produz relatórios com análises e informações para são encaminhados ao Conselho de Ética do Instituto.

Acesso por este portal – clique aqui – ou pelo telefone 0800-741-0015