Agressão a médicos e profissionais da saúde
Data de Publicação: 18/07/2023
Temos visto o aumento de casos de agressão a médicos e profissionais da saúde por parte de pacientes e familiares. Questão que tem origem em diversas situações, desde frustração com o atendimento prestado, demora na assistência, insatisfação com a comunicação ou até mesmo o estresse que um diagnóstico de doença pode causar.
Os profissionais da saúde atuam em um ambiente de grande pressão e tensão, lidando diariamente com situações delicadas e de forte impacto emocional. Este cenário já é potencialmente estressante e a adição da violência só agrava a situação.
É imprescindível a criação de políticas de proteção, o mínimo de segurança aos profissionais de saúde e a implementação de estratégias que melhorem o atendimento ao público.
Também é essencial a conscientização da sociedade para que a agressão não seja vista como uma resposta aceitável à frustração ou insatisfação. É preciso valorizar o trabalho dos profissionais de saúde e tratá-los todos com respeito e dignidade.
Contribui para atos de violência o atual sistema de saúde sobrecarregado , que necessita de uma reformulação em seus processos de atendimento e no trato com o paciente.
O Instituto Ética Saúde, que tem como foco promover a integridade e a transparência no sistema de saúde, abomina categoricamente quaisquer tipos de agressões a médicos e profissionais da saúde. Acreditamos que a melhor maneira de progredir não é através da violência, mas da compreensão, diálogo e cooperação mútua.
A agressão a profissionais de saúde é um ato repugnante e os esforços para prevenir e punir tais ações devem ser abrangentes e incansáveis.
Compartilhe