O assessor de Compliance do Instituto Ética Saúde participou do XXV COBRAC, Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, no dia 14 de junho, em Florianópolis. Marlon Franco falou sobre a complexidade do setor versus a simplicidade do varejo comum. “São muitos os riscos no mercado de saúde, que exige uma grande interação de todos os atores, o que pode gerar muitos ruídos para a cadeia como um todo. Somado a isso, temos a falta de conhecimento e empoderamento do paciente em relação aos procedimentos”, explicou.
Ele destacou os benefícios de um programa de integridade adequado e a importância de implementação com a devida cultura na entidade. “É necessário treinamento, apoio da alta direção, transparência quanto aos objetivos do compliance e a sensibilização das pessoas envolvidas”, disse.
Marlon Franco apresentou os dados do Canal de Denúncias do Instituto e as principais más práticas observadas. “A partir dessas denúncias, o IES revisa e aperfeiçoa as Instruções Normativas que norteiam os associados, para que todos estejam alinhados em prol de um mercado mais sustentável e transparente”.
A programação do Congresso teve ainda a apresentação das diretrizes técnicas e éticas no exercício da cirurgia buco-maxilo-facial, o lançamento do Manual Procedimentos Buco-maxilo-facial 2ª edição e um painel sobre judicialização no segmento.
“O evento do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, que é integrante do Conselho Consultivo do IES, foi muito positivo. O CBCTBMF está comprometido com a ética e a mudança de comportamento, com atuação inclusive na formação dos jovens profissionais, no que diz respeito à integridade. O Código de Conduta é forte e bem trabalhado”, finalizou Marlon Franco.