Instituto Ética Saúde e Grupo de Pesquisa Contratações Públicas firmam acordo de cooperação


Data de Publicação: 28/03/2025
Instituto Ética Saúde e Grupo de Pesquisa Contratações Públicas firmam acordo de cooperação

O Instituto Ética Saúde e o Grupo de Pesquisa Contratações Públicas – vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e certificado pelo Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) – acabam de firmar Acordo de Cooperação para o fomento da ética, transparência e o combate à corrupção e às condutas ilícitas, por meio de medidas educativas, palestras, pesquisas, seminários, ministração de cursos, estudos conjuntos, publicações, campanhas e outros.

“Nosso objetivo é propor e desenvolver pesquisas conjuntas; desenvolver e implementar projeto conjunto de certificações profissionais; e desenvolver ações em outras áreas de interesse mútuo, tais como realização de atividades de cooperação técnica”, conta a presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Candida Bollis.

O diretor Executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli, destaca que o Grupo de Pesquisa Contratações Públicas “é um importante instrumento que congrega pesquisadores em torno do tema comum Contratações Públicas e desenvolve, de forma sistematizada, pesquisas acerca do fenômeno contemporâneo do reforço do papel dos atores privados no domínio da realização dos interesses públicos e a substituição dos mecanismos unilaterais de decisão e tutela dos interesses públicos por mecanismos bilaterais, desenvolvendo técnicas teóricas, propositivas e resolutivas no combate a corrupção púbica e privada, inclusive, por meio de fomento e desenvolvimento técnico operacional da autorregulação privada”.

“Estamos unindo esforços para desenvolver projetos que fortaleçam a ética nas relações econômico-financeiras no país, incentivando e trabalhando para promover a transparência e resgatar a confiança no setor da saúde, público e privado”, enfatiza Candida.

Para o líder do Grupo de Pesquisas Contratações Públicas, Sílvio Luís Ferreira da Rocha, trata-se de uma iniciativa de profundo alcance institucional, científico e ético, que transcende o mero protocolo de intenções e se projeta como marco emblemático na construção de um novo paradigma para as relações entre o setor privado e a sociedade civil no contexto das contratações públicas e da governança em saúde. “Essa parceria revela-se não apenas oportuna, mas absolutamente necessária. Em um país marcado historicamente por desvios éticos, práticas ilícitas e opacidade nos fluxos decisórios de políticas públicas, especialmente na seara da saúde, iniciativas como esta assumem o caráter de missão institucional. A promoção de estudos conjuntos, seminários, certificações e ações de cooperação técnica representa uma aposta estratégica na educação ética, na cultura da legalidade e na construção de ambientes regulatórios mais transparentes, equitativos e responsivos.

Mais do que um simples acordo, este é um compromisso de natureza transformadora, que mobiliza saberes, experiências e estruturas para enfrentar, com seriedade e profundidade, os desafios sistêmicos que corroem a confiança pública”, conclui.


Compartilhe

Voltar para o topo