Instituto Ética Saúde inicia ciclo de palestras sobre ética na Assembleia Legislativa de São Paulo


Data de Publicação: 31/03/2025
Instituto Ética Saúde inicia ciclo de palestras sobre ética na Assembleia Legislativa de São Paulo

O tema ‘Diálogos éticos e responsabilidade social em saúde’ foi o primeiro de uma série de palestras que o Instituto Ética Saúde (IES), em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), promove para servidores da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), em comemoração aos 10 anos do IES. O evento virtual aconteceu no dia 26 de março e é uma contribuição para a discussão temática relativa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº3 (Saúde e Bem-Estar) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unida (ONU).

 O diretor executivo, Filipe Venturini Signorelli, destacou que o foco do IES é a ética aplicada, não apenas como conceito filosófico, mas como prática essencial para a sociedade. “O ILP e o Instituto Ética Saúde uniram esforços para mostrar que o cidadão tem voz e pode contribuir no combate à corrupção e a práticas oportunistas. A corrupção não apenas encarece o sistema de saúde, mas também impede tratamentos adequados e compromete vidas. A corrupção mata”, enfatizou. 

 Após breve apresentação sobre o Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini falou sobre ser ético. “Precisamos provocar a mudança cultural com o fito da pessoa-profissional ter consciência que cada ação individual reflete no coletivo e retorna para o individual. Trabalhamos para fortalecer uma cadeia de valor ética e sustentável, envolvendo tanto o setor público quanto o privado. Eu destaco a importância do controle social e a participação ativa da sociedade. O cidadão tem o poder de fiscalizar, denunciar irregularidades e ser um agente transformador”, finalizou.


Compartilhe

Voltar para o topo