“Trabalho sério + máxima transparência (em todos os âmbitos) = gestão ética e eficiente”, afirmou Filipe Venturini Signorelli
O diretor Executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli, participou da abertura da V Jornada Científica Integrativa da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), no dia 1º de outubro, em Goiânia. Este ano o evento abordou o tema: ‘Valor em Saúde - estratégias para práticas de excelência’.
Signorelli afirmou que a ética é uma conta simples. “Trabalho sério + máxima transparência (em todos os âmbitos) = gestão ética e eficiente”. Defendeu que a adoção de um código de conduta robusto, programas de compliance efetivos e a promoção de uma cultura de responsabilidade organizacional fortalecem a confiança entre pacientes e profissionais, além de contribuir para a sustentabilidade financeira.
E explicou o que são condutas éticas. “É o que permeia o consciente, é o que chamo de ética do pertencimento, é saber que toda ação (do porteiro ao presidente), terá um reflexo direto na vida de cada paciente e, consequentemente, em nossas vidas, pois, no final das contas, compomos um coletivo e nossa individualidade está presente. Somos todos pacientes”, explicou o diretor executivo.
Para Filipe Venturini Signorelli, “o valor em saúde está no valor em que cada profissional dá para sua função, está nos diálogos éticos com foco no paciente, na sociedade como um todo, está em fomentar processos de governança e gestão sérios, que visem a máxima otimização dos recursos públicos. Como é o exemplo do projeto acreditação sustentável Brasil”, finalizou.
Também participaram do painel a gerente Operacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Gilvane Lolato, o diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Tadeu Carnielo, e o superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula.
Compartilhe