Parceria entre setor público e OSSs deve ser pautada pela transparência e confiança, defende IES


Data de Publicação: 31/01/2025
Parceria entre setor público e OSSs deve ser pautada pela transparência e confiança, defende IES

 O tema ética foi um dos mais abordados no workshop "O Modelo de OSS no Brasil", promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Agir Saúde, no dia 30 de janeiro, em Manaus (AM). O diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli, foi um dos palestrantes.

 Para Filipe Venturini, “as palavras de ordem quando se fala em ética na parceria entre o setor público e as Organizações Sociais de Saúde (OSS) se resumem em duas: transparência e confiança”.

 O executivo destacou que o terceiro setor tem total relevância no engajamento entre todos os atores da enorme cadeia da saúde. “As entidades representativas da sociedade civil organizada, potencialmente as Organizações Sociais de Saúde, têm como missão defender os interesses de uma saúde pública de extrema qualidade, com entregas que possam gerar atendimentos ótimos para os usuários dos serviços públicos de saúde, que são maioria em nosso país. E, uma gestão eficiente, com padrões que garantam resultados eficazes, devem ser operacionalizados em prol do interesse público. A criação de um ambiente favorável à construção de debates que sejam benéficos para o setor saúde e a sociedade passa, necessariamente, pela participação ativa de todos os interessados em uma gestão e governança de excelência do SUS”.

 O evento mesclou mesas de discussões sobre resultados do setor, palestra de gestão e controle externo e apresentações institucionais. Participaram representantes de Órgãos públicos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria Geral e a Secretária de Estado da Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud. Instituições parceiras do Ibross, Seconci-SP, Hospital do Câncer de Pernambuco e a Agir, sendo esta última associada IES que passou a administrar no Estado do Amazonas o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, ambos localizados na Capital Manaus.


Compartilhe

Voltar para o topo